Offset da roda: O que é e como identificar

 Em Blog

Offset da roda consiste na diferença entre a metade da largura referente à roda e a superfície do apoio. Presente na roda com as letras ET. Em termos práticos existem dois tipos: Positivo e negativo. Estas medidas são analisáveis em milímetros.

Pessoas se perguntam para que serve o offset da roda. Importante ter em mente que não é útil apenas para realçar o estilo dos carros. Indispensável instalar de modo correto para manter qualidade alta à dirigibilidade. Consiste em uma boa forma de economizar pneus, que têm menos chances de sofrerem desgastes prematuros, assim como os preciosos componentes da suspensão.

Como identificar offset da roda?

Ao considerar o offset da roda positivo, a diferença entre a largura e a superfície é maior que zero. Ou seja, a superfície tem mais profundidade que a roda. As rodas ficam mais para dentro conforme a abertura do offset. Caso o cubo se encontre projetado para fora das rodas depois da metade, então quer dizer que o offset da roda é positivo.

Se o cubo estiver projetado dentro da roda, considerando como ponto de partida a metade dela, então é offset negativo. Matematicamente se pode dizer que offset negativo tem a diferença menor que zero. Assim, a superfície ao apoio das rodas fica posicionada de modo mais interno comparando ao offset positivo. Neste sentido, uma regra é certa: Quanto menor o offset mais para fora o mesmo se projeta.

Não se pode ignorar o fato de que quando a projeção está no meio da roda é offset “zero”.

Veja as diferenças:

Resultado de imagem para offset da roda positivo

 

Encontrar o offset da roda é mais fácil do que você imagina. Na prática, esta numeração se encontra à parte de trás das rodas. Normalmente na região há a sigla “ET” junto com números. No caso da imagem (ET40) existe offset de roda em 40 positivo. Viu que simples!

offset-da-roda

 

Como medir ?

offset-da-roda

Erros de fabricação acontecem, embora no caso de offset da roda seja bastante difícil. Porém, se você suspeita de problemas com o tamanho, ou ainda, quer conferir apenas por curiosidade, é possível medir o offset da roda. Necessário o mínimo de conhecimento técnico, afinal, a medição se faz com a roda desmontada, ou seja, sem os pneus e a câmara.

Para medir o offset da roda é preciso um instrumento de medição, que pode ser uma régua, por exemplo, desde que exista medida para milímetros, afinal, esta representa a mensuração do offset da roda. Siga as indicações:

  1. Sobre um piso, coloque a roda (já desmontada) deitada. O lado das porcas deve ficar para cima, de acordo com a imagem acima.
  2. Procure medir de modo preciso, na vertical, o total da altura externa referente ao lado “A” (sempre em milímetros).
  3. É preciso medir da vertical à altura “B”, entre a superfície da encosta e o piso.

Use a seguinte fórmula para medir o offset da roda: Offset = B – (A/2)

Curiosidades

  1. Grande parte dos especialistas indica que a maioria dos carros utiliza offset da roda positivo, com uma variação média entre 35mm e 50mm.
  2. Offset da roda negativo se encontra presente de modo usual em veículos maiores, tais como pick-ups, por exemplo. Porém, não é surpresa notar este formato nos carros de corrida.
  3. Offset da roda consiste na distância entre o centro da tala e a face de assentamento da roda. Para identificar os usuários precisam idealizar uma linha imaginária de modo exato no meio das rodas.

 

Fonte: http://blog.tuningparts.com.br/offset-da-roda-o-que-e-como-identificar-quais-as-diferencas/

Posts recomendados

Deixe um comentário

Entre em contato

Atualmente, não estamos disponíveis. No entanto, você pode nos enviar um e-mail e retornaremos o mais rápido possível.

Comece a digitar e pressione Enter para Pesquisar

error: Content is protected !!