Como Fazer a Substituição de Calotas

 Em Blog

Existem diferentes tipos de calotas e o processo de remoção varia para cada tipo. Profissionais especializados podem cobrar altos valores que estão além dos cobrados no mercado convencional por causa da emergência. Por este motivo saber como trocar as calotas pode ser notícia interessante para quem quer economizar mesmo nos momentos de imprevistos.

Substituição de calotas do veículo pode parecer um procedimento fácil, mas pode complicar dependendo da marca do veículo e modelo. Além disso, o nível de complexidade do processo depende também do tipo de calota. Independentemente disso, a substituição pode ser feita sozinha. Confira o que você precisa saber antes de realizar o processo:

    • 01. Localize o parafuso da calota. Se não estiver visível, pode estar embaixo da peça de plástico. Use a chave de fenda pequena;
    • 02. Desaperte o parafuso e retire a calota velha. Tenha cuidado em colocar o parafuso no lugar seguro para que não role ou se perca;
    • 03. Fixe a nova calota da roda e substitua o parafuso;
    • 04: Aparafuse com firmeza utilizando chave de fenda, tomando cuidado para não apertar demais o parafuso.
    • 05: Gire as porcas no sentido anti-horário com um pé de cabra para soltar. Isso pode levar algum esforço, se as porcas estão apertadas;
    • 06: Tome o cuidado de colocar as porcas em algum lugar seguro para não perder.
    • 07: Ao instalar a calota, lembre-se de alinhar a haste da válvula para o local apropriado e assegurar bom ajuste. Esteja certo de que a calota se encaixa bem na roda. Antes de conduzir note se a calota se encaixa no pneu de maneira correta. Se estiver solta de qualquer forma, ao dirigir o carro, a calota pode sair. O ajuste adequado é muito importante, por isso vale a pena tomar um pouco de tempo extra para se certificar o ponto.
    • Uma dica para facilitar o processo: usar Saca Calota, confira aqui e veja mais detalhes sobre o produto. 

A calota é de encaixe? Confira o vídeo para realizar o procedimento corretamente:

 

 

 

 

 

Escolha da Calota Certa

Primeiro é importante saber o tamanho dos pneus. Ao virá-lo de lado, você verá as medidas do produto. Geralmente são expressas em três sequências. Cada um tem um significado que ajuda na utilização do seu carro, contribuindo para a segurança e melhorando a direção. O último número indica o diâmetro do pneu. No caso de 195/75/15, o pneu tem um diâmetro de quinze polegadas.

Encontre calotas que se adaptam às especificações de tamanho do pneu.  À maneira mais fácil de fazer isso é analisar os outros pneus que ainda possuem calotas anexadas. Algumas calotas são aparafusadas ao pneu enquanto outras se encaixem no lugar de maneira simples.

Remova as calotas que serão substituídas. Se você precisa remover todas as calotas antigas ou danificadas, desaperte as calotas do pneu. No caso dos tipos que se encaixam será necessário utilizar pé de cabra para separar a calota do pneu. Certifique-se de remover todas as porcas para evitar danos.

Fixe a calota.  Confirme se ela está encaixada de maneira correta. Caso esteja um pouco folgada existe boa chance de se separar do aro do pneu, principalmente ao dirigir em ruas esburacadas ou outras más condições das estradas.

Sabendo como substituir calotas é uma habilidade valiosa que pode economizar tempo e dinheiro a longo prazo.

DICA EXTRA:
Para que você fique mais tranquilo ao deixar seu carro estacionado por muito tempo na rua, existe o Kit Anti Furto para Calotas, composto por 4 parafusos resistentes com estrutura em aço e 1 chave. Confira mais sobre esses produtos: Kit Anti Furto para Calotas. 

Fonte: http://autos.culturamix.com/noticias/como-trocar-as-calotas-do-carro

Posts recentes

Deixe um comentário

Entre em contato

Atualmente, não estamos disponíveis. No entanto, você pode nos enviar um e-mail e retornaremos o mais rápido possível.

Comece a digitar e pressione Enter para Pesquisar

error: Content is protected !!